Caso Americanas – como um bom gerenciamento de riscos poderia ter previsto o caos.

Homem recusando propina

É possível prevenir-se contra fraudes e colapsos financeiros?

Gerenciar os riscos na sua empresa é fundamental para antecipar-se aos problemas.

Americanas é uma empresa estabelecida e bem conhecida no Brasil, com uma história de sucesso de muitos anos. E quando uma organização desse porte anuncia um rombo bilionário em suas contas é inevitável que se fale sobre a atribuição de culpa e responsabilidades, seja à administração, aos gestores, à auditoria etc. Mas a grande questão é: como isso poderia ter sido evitado?

É sabido que muitas empresas são administradas através de bonificação por alcance de KPI´s (key performance indicators). Até aí, sem problemas. O problema passa a ocorrer quando a pressão por resultados e o tamanho da bonificação crescem a ponto de transformar objetivos em obsessão e bonificação em prêmio de loteria. Há um versículo bíblico que diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Há verdade nisso.

Mas como identificar até que ponto uma pressão por resultados e um programa de bonificação por KPI pode colocar a empresa sob risco de fraude? É aí que entra o gerenciamento de riscos corporativos.

Um bom programa de gerenciamento de riscos corporativos efetuado com a metodologia adequada e aplicado de forma correta pode ajudar a empresa a identificar, avaliar, monitorar e mitigar diversos tipos de riscos corporativos, inclusive de fraude financeira.

Para evitar casos como o das Lojas Americanas, é importante que as empresas tenham controles internos adequados, que incluam políticas e procedimentos claros para garantir a integridade das informações financeiras e operacionais. Além disso, é fundamental que haja uma cultura organizacional baseada na ética, transparência e responsabilidade. Isso envolve treinamento constante para todos os colaboradores, para que entendam o papel que cada um tem na prevenção de fraudes. A adoção de tecnologias de ponta também pode ajudar na detecção e prevenção de fraudes, por meio da análise de dados e da identificação de anomalias e padrões suspeitos. O gerenciamento de riscos pode, por exemplo, garantir que os programas de bonificação por KPI sejam equilibrados, claros e transparentes, e que haja supervisão adequada e treinamento para os funcionários sobre ética e comportamentos adequados no local de trabalho.

Ao implantar um programa de gerenciamento de riscos, sua empresa estará preparada para enfrentar, de forma antecipada, os mais diversos riscos, sejam eles financeiros, mercadológicos, tecnológicos, ambientais, ou qualquer outro que possa trazer algum impacto para os seus negócios.

Nós, da Berkan, possuímos a metodologia, a técnica e a experiência em gerenciamento de riscos corporativos e estamos prontos para auxiliar sua empresa a enfrentar um mundo e uma sociedade em constante mudança. Procure-nos e agende uma reunião sem compromisso.

Compartilhe:
× CONVERSE CONOSCO