RSA Uma ferramenta para planejar um futuro mais consciente.

Mão de um homem segurando uma lâmpada com folha dentro

O RSA pode ajudar sua empresa a traçar metas e objetivos para operações mais sustentáveis.

O relatório socioambiental (RSA) é um documento que apresenta informações sobre o impacto da organização nas áreas social e ambiental, bem como informações sobre as práticas e políticas de sustentabilidade e responsabilidade social adotadas, além das ações realizadas para o desenvolvimento dessas áreas. O RSA pode englobar dados relevantes, como o uso de recursos naturais, emissão de poluentes, ações de responsabilidade social e relacionamento com a comunidade.

Além disso, encontraremos informações sobre a governança corporativa da organização, incluindo a composição do conselho de administração, a remuneração dos executivos e as práticas de auditoria e contabilidade, entre outros aspectos relevantes. A governança corporativa é um elemento crucial no relatório, pois indica as políticas e processos adotados pela organização para garantir a transparência e a integridade em suas operações, bem como a proteção dos interesses das partes interessadas.

O objetivo principal é fornecer transparência sobre estas práticas e políticas sociais e sustentáveis  da organização. Ele permite que as partes interessadas, como acionistas, clientes, funcionários, comunidades locais e governos, possam avaliar o desempenho da organização em relação a questões sociais e ambientais e tomar decisões informadas sobre o seu engajamento com a empresa.

Principais contribuições da elaboração do Relatório de Sustentabilidade:
  • Transparência: fornece informações detalhadas e transparentes sobre as práticas e políticas da organização acerca de sustentabilidade e responsabilidade social.
  • Responsabilidade: demonstra o compromisso da organização com a sustentabilidade e a responsabilidade social, mostrando como ela está gerenciando os impactos sociais e ambientais de suas operações.
  • Identificação de riscos e oportunidades: contribui na identificação de riscos e oportunidades relacionados ao desenvolvimento sustentável e à responsabilidade social, permitindo que a organização desenvolva estratégias para gerenciar esses fatores de forma eficaz.
  • Melhoria contínua: pode ser usado como uma ferramenta para medir e avaliar o desempenho da organização no que e refere a questões socioambientais, permitindo identificar oportunidades de desenvolvimento e planos de ações para aprimorar seu desempenho no futuro.

A Berkan possui expertise na elaboração de Relatórios Socioambientais (RSAs) e um time de especialistas dispostos a contribuir com o seu negócio. Para desenvolvê-los, seguimos alguns passos importantes, tais como realizar a definição do escopo do relatório e metodologia, coleta dos dados relevantes com as equipes e análise de tendências e padrões. Com base nas informações obtidas, elaboramos o projeto editorial, projeto gráfico e toda a redação do relatório, o qual é revisado e aprovado pela alta administração para posterior publicação. Por fim, é importante acompanhar o desempenho da empresa em relação aos temas priorizados na divulgação e avaliar a necessidade de desenvolvimento de planos de ações e metas para garantir um avanço contínuo do desempenho socioambiental da organização e da maturidade em relação as estratégias de sustentabilidade.

Se você reconhece a importância do RSA e deseja implementar essa ferramenta fundamental em sua organização, a Berkan é a empresa ideal para ajudá-lo nesse processo.

Procure-nos para que possamos apoiá-lo e orientar sua empresa em direção a um caminho cada vez mais sustentável e responsável.

Compartilhe:
m
Sistema de Gestão de Terceiros
Controle total dos processos de terceiros, contratos e projetos.
Sistema de Gestão de Pessoas
× CONVERSE CONOSCO