Os principais temas abordados no quarto dia do XXXV ENCONSEL – Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica, destacamos:
- Automação nos Processos Contábeis e Tributários – RPA;
- Demonstração Financeira de 2019 – Visão do Auditor;
- Riscos Hidrológicos;
- Riscos no Processo de Comercialização;
- Reversão de Concessão de Distribuição de Energia Elétrica.
O Diretor de Contabilidade e Planejamento Tributário da CPFL Energia, Sr. Sergio Luiz Felice, foi o moderador do debate sobre a automação nos processos contábil e tributário.
Painel que abordou os relevantes desafios das organizações no atendimento aos processos rotineiros, aliado a necessidade de execução, por parte dos profissionais, de atividades que agreguem efetivamente valor ao negócio.

Também se destacou a utilização de robôs em atividades rotineiras pela CPFL Energia, o que proporciona que seus profissionais possam concentrar-se em atividades de maior impacto e retorno à Companhia.
Adicionalmente, foi exposto os desafios para atendimento as novas demandas impostas às empresas do setor elétrico, como por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, ressaltando a importância de empresas voltadas ao desenvolvimento de soluções robotizadas, auxiliando as empresas do setor elétrico na elaboração e execução de suas atividades.
A visão do Auditor Independente sobre as demonstrações financeira a serem encerradas no ano de 2019, também foi uma das pautas do dia.
Temas atuais e relevantes como Reconhecimento de Receita (CPC 47 / IFRS 15), Instrumentos Financeiros (CPC 48 / IFRS 9), Arrendamento Mercantil (IFRS 16) e Incerteza sobre Tratamento de Tributos sobre o Lucro (IFRIC 23 / ICPC 22), foram pontualmente abordados e discutidos entre os participantes.
A repactuação dos riscos hidrológicos no Ambiente de Contratação Livre – ACL foi apresentada considerando o histórico deste tema, desde o ano de 2013, os principais motivadores e os impactos na geração de energia elétrica no Brasil.
Destacou-se também, a necessidade do monitoramento dos riscos inerentes aos processos de comercialização de energia, com acompanhamento e controle dos contratos em todos as fases do processo requerido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.
O último tema do dia foi a reversibilidade (retorno) dos bens de distribuição de energia elétrica, abordado por um viés de reversão como um todo, ou seja, além dos bens previstos hoje pela ANEEL, também a reversão de veículos, terrenos e edificações.
A Berkan é patrocinadora de um dos maiores e mais importantes eventos do setor elétrico brasileiro, conheça mais sobre nossas soluções.
Confira também:
ENCONSEL 2019 – Confira como foi o segundo dia
Terceiro dia Enconsel 2019 – Confira os principais destaques