Início Setor Elétrico ENCONSEL 2019 - Confira como foi o segundo dia

ENCONSEL 2019 – Confira como foi o segundo dia

-

A Berkan Auditoria e Consultoria participa mais um ano do XXXV ENCONSEL 2019 – Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica.

Neste ano, o encontro acontece na cidade de Foz do Iguaçu-PR e seu segundo dia foi marcado pela realização do Encontro do Comitê Patrimonial. Os principais assuntos discutidos foram:

  • Base de Remuneração das Transmissoras de Energia Elétrica;
  • Gestão Eficiente nos Processos de Adições e Baixas;
  • Conciliação Físico x Contábil e Vinculação do Cadastro Físico ao Contábil;
  • Processos de Fiscalização da Base de Remuneração Regulatórias – BRR, das Concessionárias de Geração e Transmissão de Energia Elétrica;
  • Capitalização do Programa de Participação nos Resultados – PPR.

Cabe destacar a exposição da ISA/CTEEP quanto aos desafios para entendimento do agente regulador, como por exemplo, a remuneração do risco das obrigações especiais; dos ativos de reserva técnica, assim como, da remuneração para desativação de bens nas Transmissoras de Energia Elétrica.

A EDP apresentou o projeto realizado por seu time, onde foram catalogadas todas as atividades diretas e indiretas visando a padronização do processo de alocação de serviços em obras.

Esse processo aumentou a aderência da Companhia aos procedimentos regulatórios e refletiu positivamente na redução de glosas aplicadas pela ANEEL em seu último processo tarifário.

A importância dos processos de conciliação físico e contábil foi exposta pela CPFL, resumindo um breve histórico dos principais pontos ocorridos no Setor Elétrico Brasileiro nos últimos 10 anos, com ênfase ao advento da publicação do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE.

Também se ressaltou os desafios dos próximos dois anos, quando da realização das revisões pela ANEEL do Módulo 10 – Sistema de Informação Geográfica Regulatório do PRODIST, Submódulo 2.3 – Base de Remuneração Regulatória do PRORET e do MCSE.

O estudo para incorporar o PPR como investimento, solicitando o devido reconhecimento na tarifa de energia elétrica, algo que hoje não está permitido no Manual de Contabilidade do Setor Elétrico – MCSE, foi apresentado pela NEOENERGIA.

Por fim, mas não menos importante, o Comitê Patrimonial recebeu os Senhores Ziumar Nazareno Rodrigues e Roberto Pereira Alves, representantes da ANEEL, que expuseram as principais diferenças entre as fiscalizações dos laudos de Distribuição e de Transmissão de Energia Elétrica, reiterando a importância dos agentes na padronização de seus processos e na relevância de manter a rastreabilidade do critérios adotados, nos valores apropriados e nos tipos de serviços incorridos em suas obras.

A abertura oficial do ENCONSEL 2019 aconteceu na noite de domingo e apresentou os vencedores por categoria do PRÊMIO ABRACONEE que reconhece as melhores divulgações de informações contábeis, sendo as premidas:

  • Cooperativas: 1º Lugar – CERTAJA
  • Pequenas empresas: 1º Lugar – BRASNORTE TRANSMISSORA
  • Médias empresas: 1º Lugar – ENERGISA MINAS GERAIS
  • Grandes empresas: 1º Lugar – CEMIG GT
  • Holdings: 1º Lugar – CEMIG
  • Melhor evolução – TDG TRANSMISSORA

Confira também:

Confira como foi o terceiro dia da Enconsel 2019.

Principais temas abordados no quarto dia do ENCONSEL 2019

Avatar
Mauro Weiss
Engenheiro avaliador credenciado pela Aneel para execução de trabalhos de Revisão Tarifária, Itens Financeiros, Ativos Imobilizados, Estudos e Projetos para o Processo Licitatório e Controle Patrimonial no setor elétrico brasileiro, atuando desde o 3º CRTP.

Categorias

Mais populares