Início Setor Elétrico ENCONSEL 2018 4º dia Presença da Berkan no Painel Combinação de Negócios

ENCONSEL 2018 4º dia Presença da Berkan no Painel Combinação de Negócios

-

No quarto dia do ENCONSEL 2018, os trabalhos foram iniciados com o painel “Combinação de Negócios”, com a participação do sócio da Berkan, Fernando Machado dos Santos.

Neste painel foi apresentado as principais formas de se realizar a expansão das operações das empresas, como, por exemplo, o próprio investimento na Companhia. Entre esses variados métodos, uma das mais vantajosas é através da Combinação de Negócios.

O sócio da Deloitte Auditores, Sr. Christian Canezin apresentou as principais características desta operação e o Sr. Sergio Luiz Felice, Diretor de Contabilidade e de Planejamento Tributário da CPFL Energia, apresentou um dos maiores cases do setor elétrico, o processo CPFL e State Grid.

Mas o que é a Combinação de Negócios? É quando a empresa passa a atuar como holding, buscando investir em outras corporações, negócios ou até mesmo no mercado de ações.

Esse tipo de operação é relativamente novo no Brasil e, para estimular a abertura de capital e a incorporação das Companhias, o Governo, na década de 70, concedeu incentivos fiscais neste sentido.

No ano de 2000, outros fatores impactaram no crescimento das fusões e aquisições empresariais, como por exemplo, o controle de inflação, a abertura econômica, o crescimento do mercado interno e a liquidez financeira internacional.

Para avaliarmos uma combinação e entendermos se ela não é simplesmente uma aquisição de ativos específicos, à luz do CPC 15, alguns conceitos devem ser esclarecidos, tais como:

  • Método de Aquisição
  • Identificação do Adquirente
  • O que é Controle e Influência Significativa
  • Determinação da data de aquisição
  • Identificação dos Ativos Adquiridos, dos Passivos Assumidos e das Participações de Não Controladores
  • Alocação do Preço de Compra “PPA” e o Reconhecimento do Ágio ou do Ganho da Compra Vantajosa, conforme a Lei 12.973 também trata brevemente
  • Análise de impairment anual sobre o Goodwill constituído, qual não pode ser amortizado, conforme requer o CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável – Impairment

Diante desta tendência, nosso grande desafio como especialistas do setor elétrico, é alinhar uma combinação de negócios com as normas contábeis do CPC 15 e o IFRS 3 – devido à complexidade do processo.

Berkan na #Enconsel2018, veja nossos resumos sobre as palestras:

#ENCONSEL2018 – Confira os destaques do segundo dia

#ENCONSEL2018 – destaques do terceiro dia de atividades

Bradlei Ricardo Moretti
Bradlei Ricardo Moretti
Sócio de Auditoria, Consultoria, Gestão de Riscos, Controles e Governança Corporativa, conta com mais de 20 anos de experiência na prestação de serviços de auditoria e consultoria, atuando em empresa global de auditoria. Responsável por importantes projetos no setor elétrico brasileiro.

Categorias

Mais populares